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Os 10 Mandamentos do Bom Relacionamento com o Cliente

19Jan 2016
Claudio Hernandez
No nosso dia a dia, estamos sujeitos a bons e maus serviços de atendimento ao cliente. Este tema pode decidir se uma empresa será ou não dominante em mercados competitivos.
 
Aqui estão os 10 Mandamentos para quem procura se destacar no relacionamento com o cliente sempre...


1. Defina metas alcançáveis: use o ano anterior como uma linha de base para a melhoria. Defina metas realistas para o desenvolvimento de seu atendimento;
 
2. Invista em sua equipe: sua equipe de atendimento e relacionamento com o cliente é um reflexo da linha de frente do seu negócio. Por isso, certifique-se de que está preparado para situações complexas e cenários difíceis;
 
3. Otimize o uso de seu CRM: não há nada mais inútil do que ter um CRM com dados desatualizados ou sub-utilizados. Promova o treinamento de sua equipe para o uso de sua ferramenta de CRM e defina procedimentos de uso para cada departamento;
 
4. Mostre aos seus clientes interesse em seus problemas: dedique tempo para entender seus clientes e os problemas que enfrentam, o que permitirá a você se envolver com eles de forma mais positiva;
 
5. Obtenha reconhecimento externo: comemore seu sucesso no atendimento ao cliente com prêmios e certificações que impulsionem a imagem de sua empresa;
 
6. Seja proativo: certifique-se de se comunicar com seus clientes antes que eles o façam quando um problema ocorrer; antecipe-se e gerencie suas experiências e expectativas;
 
7. Não basta responder a problemas: tente resolver os problemas antes que eles afetem outros clientes;
 
8. Não esqueça do ‘Por favor’ e ‘Obrigado’: para qualquer tipo de envolvimento com o cliente, em qualquer nível, trate os clientes como você gostaria de ser tratado;
 
9. Seja o especialista: saiba no que você é bom e tire proveito dessa força – não tente ser um perito em tudo;
 
10. Seja o “pai orgulhoso”: certifique-se de que sua equipe seja recompensada publicamente por grandes experiências reconhecidas e melhorias reais no atendimento e relacionamento com seus clientes.


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